A contribuição do negro na linguagem e culinária

  • Na linguagem
Cafuné

Cafuné é uma palavra trazida pelos negros para o Brasil

Os africanos, na ausência de uma unidade linguística, já que provinham de diferentes povos, foram praticamente obrigados a criar uma em comum para que pudessem se entender.

A influência africana no português do Brasil, que em alguns casos chegou também à Europa, veio do iorubá, falado pelos negros vindos da Nigéria, e notada principalmente no vocabulário relacionado à culinária e à religião e também do quimbundo angolano, em palavras como caçula, cafuné, moleque, maxixe e samba, entre centenas de outros vocábulos.

  • Na culinária

É impossível falar da influência dos africanos sem lembrar a herança que eles deixaram para a nossa alimentação. Acarajé, mungunzá, quibebe, farofa, vatapá são pratos originalmente usados como comidas de santo, ou seja, comidas que eram oferecidas às divindades religiosas cultuadas pelos negros. Hoje, porém, são dignos representantes da culinária brasileira.

Culinária Cuscuz

O Cuscuz foi um dos pratos trazidos pelo negro ao Brasil

As negras africanas começaram a trabalhar nas cozinhas dos Senhores de Engenho e introduziram novas técnicas de preparo e tempero dos alimentos. Também adaptaram seus hábitos culinários aos ingredientes do Brasil. Assim, foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros o angu, o cuscuz, a pamonha e a feijoada, nascida nas senzalas e feita a partir das sobras de carnes das refeições que alimentavam os senhores; o uso do azeite de dendê, leite de coco, temperos e pimentas; e de panelas de barro e de colheres de pau. Os traficantes de escravos também trouxeram para o Brasil ingredientes africanos como é o caso da banana, ícone de brasilidade mundo afora e da palmeira de onde se extrai o azeite de dendê.

Culinária Feijoada

Prato típico Feijoada

Em síntese, todos os pratos vindos do continente africano foram reelaborados, recriados, no Brasil, com os elementos locais. O dendê trazido pelos portugueses para queimar em lamparinas e iluminar as noites escuras do novo continente logo foi parar na panela das mucamas.

Culinária Farofa

Prato típico Farofa

Etiquetado , ,

13 thoughts on “A contribuição do negro na linguagem e culinária

  1. Emelly Cristina disse:

    Eu queria Uma resposta para meu trabalho ” A CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA DOS NEROS PARA O BRASIL” So que no vocabulario me ajudem por favor…:)

  2. sara disse:

    e muito grande mas e importante gostei,adorei

  3. leticia disse:

    eu pedi para meu trabalho da escola q resposta otima

  4. Maria Eduarda disse:

    Acho muito importante que um site divulgue informações sobre a cultura afro-brasileira.
    Tenho certeza de que, graças a este blog, meus professores adorarão meu trabalho de História, afinal, professora de Ciências ou Português, tanto faz, deve sempre se manter informada!
    Obrigada ao (s) criador (es) do blog por me ajudar e ajudar os outros!

  5. MUITO BOM PARA DAR PARA MEUS ALUNOS BJSS…

  6. HAAHHAHAHAHHAHAHAHAH (Y)

  7. kassyla disse:

    eu estava procurando isso para um trabalho meu na escola

  8. andressa disse:

    Hahahahaha
    Muuuuiiiitoooo booooom esse site

  9. eu gostei desse saite tirei um10:)

Deixe uma resposta, contribua mais com o blog!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

